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domingo, 8 de novembro de 2015

Os dez mandamentos do management 3.0

O mundo está mudando: novas tecnologias, visões diferentes ou conflitantes entre as gerações e conceitos sendo superados e atualizados. Como era de se esperar, essa efervescência chegou à gestão e transformou a área. "Se antes o modelo piramidal e alicerçado em hierarquias dava conta de estimular o crescimento, agora, os colaboradores querem participar e serem reconhecidos nas organizações", diz Rafael Cichini, CEO da Just Digital, empresa especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search, e presidente da Associação Drupal Brasil, uma plataforma de código aberto que permite facilmente publicar e gerenciar todos os tipos de conteúdo em sites. Para Cichini, cresce, portanto, a abordagem do Management 3.0, que mostra que a gestão não é responsabilidade dos gerentes, mas sim de todas as pessoas da corporação. Confira os dez mandamentos desta ideia, segundo ele:

> Dividirás as decisões: não centralize a tomada de decisões da empresa - os colaboradores precisam ser envolvidos e estimulados a darem opiniões nas mais diversas questões.

> Aplicarás nos valores da empresa: a cultura ágil precisa estar enraizada na cultura da companhia. Só assim é possível inserir novos formatos de gestão nas equipes,

> Compartilharás o conhecimento: troque experiências com os times e estimule o compartilhamento. Dessa forma, eles ganham confiança para resolverem problemas.

> Motivarás os colaboradores: faça com que os profissionais estejam envolvidos na cultura corporativa e fiquem confortáveis com todos os processos existentes.

> Envolverás os clientes: espalhe a cultura ágil para outros lugares. Assim, clientes e parceiros notam como é o modelo de gestão diferenciado da sua empresa.

> Estimularás o aprendizado: reserve um período da semana para que os profissionais possam aprender mais sobre os assuntos que envolvem o trabalho da companhia.

> Socializarás as equipes: uma gestão diferenciada passa pela perfeita comunicação. Promova a socialização da equipe, estimulando a conversa e a interação entre todos.

> Darás feedback quando pedido: obter retorno sobre o trabalho não pode ser um processo tedioso. Dê resposta sempre que solicitado pelo seu colaborador, para que ele saiba como está se saindo na empresa.

> Farás uma estrutura horizontal: mostre que cada um possui um papel e é importante para o sucesso da corporação. Não crie divisões e muito menos limitações.

> Focarás a vida social: o colaborador precisa ser feliz dentro e fora do escritório. Incentive que ele tenha uma vida social para sempre trabalhar com prazer.

Fonte: Revista Melhor

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A Importância Corporativa de um Líder Coach.

O sonho de todo profissional é ser reconhecido pelo chefe e por seus colegas dentro de uma corporação. Para alcançar esse objetivo, ele não economiza esforços: investe em capacitação, faz hora extra, procura sempre ser proativo e inovar, com práticas que contribuam para o crescimento da empresa. Naturalmente, espera como prêmio ser promovido de função. Muitas vezes, é alçado ao cargo de chefia quando menos espera. No entanto, mais importante que chegar ao topo, é preciso refletir: será que estou preparado para ser um líder? A pergunta pode parecer tola, mas a posição exige muito mais que alguém para dar ordens. Na hora de conduzir um grupo, é preciso ir além, e não só delegar atividades

Perfil

Em um ambiente corporativo, é comum haver diferentes perfis de liderança. O líder coach surge como uma forte tendência para o atual modelo de gestão, pois reúne não somente qualidades técnicas, mas outras competências diferenciais. Ao invés de ser um chefe ortodoxo e burocrático, ele atua como um educador que tem por objetivo ajudar a aprimorar as habilidades dos liderados. Por isso, esse tipo de profissional possui uma ampla visão dos negócios, com foco voltado para a formação de colaboradores e não apenas de subordinados.

Falar e ouvir

Como característica, o líder-treinador apresenta uma atuação direcionada ao diálogo e à flexibilidade, procurando ouvir as críticas como ferramenta para solução de problemas e criação de métodos mais eficientes. Busca também incentivar o trabalho em equipe e transformar os erros em aprendizado, a fim de promover o crescimento do grupo e da empresa. Além de delegar e orientar, ele respeita e reconhece as ações do liderado, bem como estimula o seu autodesenvolvimento.

Motivação

Ao promover o treinamento de líderes empreendedores, o profissional de coaching faz surgir uma cultura corporativa inovadora e produtiva. Com funcionários qualificados não apenas do ponto de vista técnico, mas motivados com espírito de liderança, proatividade e comprometimento, todos têm a ganhar. A iniciativa valoriza o trabalhador no mercado, possibilitando maiores chances de emprego e retorno financeiro, e contribui para o crescimento da empresa, tornando-a mais competitiva diante da concorrência.

Líder coach

Portanto, um bom líder coach é diferencial no mundo corporativo. A metodologia atua como complemento do trabalho intelectual dos profissionais, promovendo mudanças comportamentais que vão potencializar performances e habilidades. Como resultado, a empresa ganha uma equipe preparada para lidar com mudanças e adversidades, bem como atingir metas de forma eficiente e eficaz.



Fonte: VILELLA DA MATTA