.

.

sábado, 10 de outubro de 2015

Projeto Jovem Aprendiz




Criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o programa apresenta para jovens, a tão sonhada oportunidade do primeiro emprego (o mais difícil, claro).
Os jovens estão cada vez mais em busca de oportunidades e crescimento profissional, e com todos estes itens, o reconhecimento.

Mas de que forma os jovens podem participar?
O jovem precisa ter entre 14 e 24 anos, se inscrever em um curso de capacitação básica gratuita em uma das instituições parceiras do programa (CIEE, Espro, entre outros).

Como é feito o contrato de trabalho e duração do jovem aprendiz?
O contrato de trabalho é confeccionado por: qualificação do aprendiz, qualificação da empresa, identificação da instituição responsável pelo curso, função designada ao aprendiz, salário, jornada de trabalho, termo inicial e final do contrato de trabalho e assinatura do jovem ou do responsável, quando menor. A vigência do contrato do jovem aprendiz é de no máximo dois anos.

Salário do jovem aprendiz e carga horária:
De acordo com a lei, o Jovem Aprendiz deve receber o salário mínimo estabelecido pela lei estadual, e isso referente as horas de atividades praticas e teóricas.
A carga horária pode variar entre 4 a 6 horas diárias.

Há muitos casos em que o jovem aprendiz é efetivado. Esta efetivação fica a critério dos avaliados, que acompanham o jovem em toda sua trajetória dentro da empresa, ou seja, a avalição do jovem profissional é feita durante todo o período em que ele está trabalhando, não necessariamente quando finda a vigência do contrato, muitas vezes a efetivação ocorre antes.
Programa Jovem Aprendiz: o jovem ganha, sua empresa ganha.


Fontes: jovemaprendiz2016.net.br
            Pesquisa de mercado nas empresas





Nenhum comentário:

Postar um comentário